Blog Estrategia10k Sem categoria Erros Terríveis Que Você Pode Estar Cometendo Em Plano De Marketing

Erros Terríveis Que Você Pode Estar Cometendo Em Plano De Marketing

Como elaborar um bom plano de marketing para seu negócio atrair cada vez mais clientes e ampliar branding, ter mais leads e vender muito mais!

  1. Desenvolva um mix de marketing
    Mix de marketing é um conjunto de quatro elementos — produto, preço, e praça — que atua como atividades de marketing e vendas.

Através destes 4Ps, você tem a oportunidade de observar o seu e-commerce a partir da perspectiva do, distinguindo como variantes que despertam o desejo de compra no cliente e refletindo sobre o reconhecimento de ele.

Em outras, este composto do plano de marketing tem como propósito visado como as expectativas (de como o empreendedor deseja que as palavras do público a empresa) com a realidade (o consumidor realmente vê a marca).

Para isso, em cada um destes quatro elementos, questione-se:

Produto
Quais são as características físicas do seu produto?
Quais são os benefícios e soluções que seu produto proporciona?
Como o seu produto se diferencia dos concorrentes?
O que o consumidor deseja obter a partir da compra do seu produto?
ponto do plano de marketing, o objetivo é compreender o seu produto tem uma finalidade e nesse cumpre com ela. Porque de nada adianta você oferecer um artigo incrível, se ele não é buscado pelo público. Assim, mais do que bom, seu produto precisa ser apropriado, ter uma função delimitada.

Se você ainda não tem um negócio ativo, pondere sobre o novo produto que deseja lançar ao mercado. Para te ajudar em tal tarefa do plano de marketing, confira a seguir:

📹Veja também: O que vender na internet?

Preço
são os seus gastos com o fornecedor Quais? Ou quanto você investe na produção dos produtos?
Qual é o preço do seu produto?
Esse valor é competitivo, se comparado aos concorrentes?
Baixar o preço pode significar mais vendas?
Aumentar o valor do produto pode potencializar a sua marca?
Em especial, essas duas últimas perguntas têm como objetivo te identificar uma percepção do seu negócio diante do público.

comprar seguidores tiktok teste grátis

Ideias para bares

curtidas tiktok grátis

site para ganhar seguidores no tiktok

vale a pena comprar seguidores no tiktok

Engana-se quem pensa que ter preços muito baixos é preciso de alta conversão — isso pode acontecer, mas não é regra. Para uma parcela da população, pagar um pouco mais é de qualidade (e não de aviso), principalmente quando o produto está acompanhado de uma experiência positiva (expressão de entrega, por exemplo). 📦

Logo, no plano de marketing, tenha em mente a importância de reconhecer o que o seu cliente (ou futuro cliente) de fato valoriza.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre precificação de produtos

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

Promoção
Seu público está presente nas redes sociais? Se sim, em quais?
são quais são os melhores para divulgar seus produtos? (No Instagram comercial, por exemplo, são apresentados os períodos em alta para isso.)
É possível integrar os meios online e offline (como vender pela internet e disponibilizar retirada em pontos físicos)?
Nessa fase do plano de marketing, é fundamental compreender como divulgar o seu negócio para o público. Se as suas personas são adolescentes entre 14 e 16 anos, será bem difícil atingi-los em publicações do LinkedIn, por exemplo. Já no Instagram será muito mais provável.

Por isso, como em que sua marca é conhecida, pode interagir com a sua marca. Desta maneira, você não correrá o risco de investir em meios infrutíferos previstos em seu plano de marketing digital.


Onde o seu cliente busca produtos semelhantes ao seu?
Como os concorrentes abordam o público em seus diferentes canais de venda?
O que fazer de diferente no que diz respeito à distribuição dos produtos?
Os marketplaces podem fazer a diferença na sua estratégia?
Se em Promoção foca-se em como promover o negócio, na Praça buscar identificar os melhores ambientes para buscar-lo, ou seja, os melhores canais de venda.

Como visto anteriormente, a jornada do cliente se inicia em pesquisas de produtos no Google, mas tal caminho não é uma opção única. Com o advento das redes sociais, muitos produtos são divulgados em posts de influenciadores digitais, por exemplo. Assim, no plano de marketing, atente-se aos locais e meios mais propícios para alcançar o seu público, ok?

Quais são os tipos de plano de marketing?
Quais são os tipos de plano de marketing?
Um plano de marketing envolve diferentes informações e abrange diversos níveis de uma empresa. Pensando nisso, a estratégia de todo foi forte, a fim de garantir todo o planejamento o maior assertividade.

Com isso, existem três tipos de planos de marketing, são eles:

Plano de longo prazo estratégico de marketing: nos objetivos de prazo e nas estratégias de forma ampla;
Plano de marketing tático: detalhado como estratégias que foram planejados no planejamento estratégico e planos de definição;
Plano de marketing operacional: traz os detalhes de cada plano de ação e define os objetivos de curto prazo, as tarefas, as equipes e todo o planejamento da estratégia.

O que é um plano de marketing? 

O plano de marketing é um documento muito importante para a condução das estratégias de marketing de uma organização.

É importante, pois é um guia de direção e orientação do trabalho de equipe, é desenvolvido de maneira que estabelece o compromisso com objetivos e metas e é, também, um instrumento de avaliação de resultados.

Victoria Jones afirma que um plano de marketing é “um documento estratégico corporativo por meio do qual diversos fatores são considerados e sintetizados, alternativas são avaliadas e decisões são tomadas”. A mesma autora destaca três propósitos em um plano de marketing. São eles: roteiro, relatório e ferramenta de persuasão.

Ele é um roteiro, pois fornece à equipe de marketing objetivos específicos para serem atingidos e as formas de como alcançá-los.

Um plano bem elaborado deve dizer às pessoas ligadas à área de marketing o que cada uma delas deve fazer, quando e com quais recursos. Se uma nova equipe assume as funções, o plano pode dar as diretrizes para que possam se inteirar rapidamente dos acontecimentos e, assim, continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido.

É um relatório no momento em que desempenha uma tarefa informativa, sendo utilizado para coordenar os diversos departamentos da empresa, para informar à gerência sobre as atividades do departamento e, também, para manter um registro histórico.

E, como ferramenta de persuasão, o plano tem o papel de vender ideias do departamento de marketing para pessoas com recursos que podem ajudar na obtenção dos objetivos corporativos. O plano de marketing, com o plano de negócios, pode ser utilizado para atrair investimentos. Um bom plano não deve apenas relatar fatos, mas também ser persuasivo com argumentos que convençam seus leitores, com justificativas sólidas e projeções de resultados desafiadores.

O que é um Plano de Marketing?

Um plano de Marketing é o planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, para um produto específico ou para um serviço oferecido pela empresa. Esse plano guiará as ações estratégicas do negócio.

As melhores estratégias de Marketing

Não existe um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de Marketing.

Porém, existem etapas que fazem parte de todos os bons planos! Acompanhe para conhecer mais sobre cada uma delas.

Fazer o planejamento

O planejamento é o primeiro passo para a elaboração de um bom plano de Marketing.

Por meio dele serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas com a elaboração e execução do plano de Marketing.

Para facilitar a conquista dos objetivos definidos, é interessante elaborar um resumo do plano de Marketing para que a equipe se concentre no resultado desejado.

A falta de planejamento é uma característica comum a todos os planos de Marketing que não cumprem os seus objetivos,simplesmente porque, sem saber o que precisa ser feito, fica muito mais difícil fazer algo de fato.

O planejamento é tão importante que é comum existirem times especializados para cuidar dessa parte. Portanto, faça o melhor planejamento que você puder!

Realizar a análise do segmento em que a empresa está inserida

Antes de iniciar o desenvolvimento de um plano de Marketing, a empresa precisa conhecer todos os fatores (internos ou externos) que influenciam a área onde ela está inserida, saber qual é a situação do seu produto ou serviço no mercado e dominar as reais capacidades (pontos positivos e negativos) do negócio perante o mercado.

Defina as suas estratégias e as ações a serem tomadas

É importante definir o objetivo de criar o plano de Marketing para a empresa, pois é por meio dele que serão estabelecidas as estratégias e ações a serem adotadas.

Procure estabelecer objetivos e metas realistas, de forma que a sua empresa possa crescer de maneira paulatina e atinja os índices desejados.

As ações de Marketing devem estar associadas aos objetivos e metas traçadas, por isso é importante ter total conhecimento do mercado para não fazer investimentos ou ações sem necessidade ou desproporcionais à realidade vivida pela empresa.

melhores horários para postar no Instagram

Ganhar Seguidores No Instagram de graça

Comece com um sumário executivo, que apresenta o Plano de Marketing, a empresa e por que esse documento foi criado. Aproveite para criar um texto, que incentive o comprometimento dos colaboradores.

Depois, detalhe cada ponto que você pensou ao longo das etapas do planejamento. Você já tem outros insights e tem uma previsão prévia, mas talvez seja importante, agora, trabalhe os textos para que eles fiquem claros e objetivos, além de priorizar as informações principais.

O Plano de Marketing não deve ser curto, porque precisa de profundidade, mas também não deve cansar quem o lê. Além disso, capriche no design. Como o plano deve ser um documento vivo na empresa, sempre presente no dia a dia, ele deve ser atrativo e agradável. Então, chore uma boa experiência.

Quais as melhores estratégias de marketing para o plano?
As estratégias os caminhos para o plano alcançar os objetivos de marketing. Mas, afinal, o que você pode incluir nesse tópico? são as melhores estratégias?

Existe uma resposta de marketing que pode atender a uma oferta diferente. Mas vamos pontuar, aqui, principalmente, principalmente, relacionados ao Marketing Digital.

Você pode definir as estratégias no plano estratégico ou criar planos específicos para cada uma, alinhados aos objetivos gerais do marketing. Perceba que não estamos especificamente especificamente de canais. São estratégias de marketing, que podem englobar diferentes canais (como redes sociais, email marketing, site, blog etc.).

Agora, vamos a elas.

Marketing de entrada
Inbound marketing é focado na atração de clientes potenciais e na nutrição de leads ao longo de um funil de vendas para a compra. Não por acaso, também é chamado de marketing de divulgação.

Uma estratégia de Inbound Marketing deve prever as etapas do funil de vendas e como fazer o lead evoluir até a compra. Para isso, envolve estratégias de landing pages, Marketing de Conteúdo, SEO, relacionamento e, no fundo do funil, fechamento de vendas.

Marketing de saída
Outbound Marketing, diferentemente do Inbound, consiste em estratégias de prospecção de clientes. Ou seja, em vez de realizarem, o marketing vai ativamente atrás deles.

Não há, geralmente, o Outbound Marketing às estratégias de pagas, como campanhas de links patrocinados, anúncios nas redes de banners e referências em sites, têm maior poder de marketing digital e mensuração que como estratégias orgânicas.

Algumas vezes, o Outbound é visto como oposto ao Inbound, como se o marketing tivesse que escolher apenas uma ou outra estratégia. Porém, é possível conciliar as estratégias de Inbound e Outbound ao longo da jornada do consumidor, conforme a etapa em que são mais pertinentes. Dessa maneira, as abordagens se tornam mais eficientes.

Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo se baseia na produção de conteúdos relevantes para os consumidores, que resolvam suas dúvidas e atraiam seu interesse para se aproximar da marca. Essa estratégia ajuda a construir autoridade na web, melhorar a percepção de marca e gerar leads para marketing.

O Marketing de Conteúdo utiliza estratégias de busca SEO, para melhorar a indexação dos usuários, e canais como blogs, redes sociais e email marketing. geralmente, é um dos pilares da estratégia de Inbound Marketing.

Marketing de Relacionamento
Marketing de relacionamento longo são estratégias que acompanham o consumidor ao longo da sua compra. Para-lo por perto, a marca oferece conteúdos relevantes, ofertas exclusivas e abordagens personalizadas.

inclui, envolve canais de redes, e-mail marketing e grupos exclusivos (Facebook, WhatsApp), além de uma ferramenta de CRM, que concentra os dados e histórico de negócios dos leads. Também aparecerá nas estratégias de Inbound Marketing, etapa de nutrição de leads, que visa o estreitamento do relacionamento com eles e eles podem fazer-los decidir na decisão de compra.

Marketing de Retenção
A empresa de marketing para quem já é cliente é responsável pela manutenção. É embasado no Marketing de Relacionamento, já que seu objetivo é fidelizar os clientes para que se mantenham mais tempo com a marca e não vão para a concorrência.

Pode ser econômico quando a empresa adotar uma alta taxa de rotatividade ou ter um alto custo de aquisição de clientes — nesse caso é melhor focar a fidelidade, que tende a ser mais percebido.

Marketing com foco em branding
O branding, caracterizado por estratégias como o uso de um bom nome, um logotipo e núcleos na plataforma de marca da empresa, aumenta o reconhecimento da marca, a confiança dos consumidores no negócio e as chances de fidelização. Boas práticas de branding podem ser incorporadas em uma estratégia de marketing de sucesso.

Uma grande tendência no varejo consiste em adquirir produtos de produtores e distribuidores a um preço mais competitivo para personalizar a embalagem com a marca da sua empresa.

A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa.
O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as
ameaças e oportunidades do negócio.
O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise,
pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como
os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter
uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

Partes de um plano de marketing

Não há dois planos de marketing totalmente iguais. Entretanto, é importante seguir uma estrutura básica que irá oferecer os passos mínimos de um plano.

O plano pode ser dividido em cinco capítulos: situação; objetivos; marketing estratégico; marketing tático; ação, implementação e controle.

  • Situação — momento de fazer uma apresentação do plano com suas principais características, localizando o leitor no tempo e no espaço. É oportuno mostrar qual ou quais forças macroambientais estão oferecendo uma oportunidade para
    a concretização do plano.
  • Objetivos — os objetivos de marketing devem seguir três características:
    ser mensuráveis, identificáveis no tempo e de fácil compreensão, não deixando duplas interpretações.
  • Marketing estratégico — momento de tirar uma foto do mercado e do consumidor e, também, estabelecer um posicionamento. Na primeira parte, com base nos estudos sobre o comportamento do consumidor e o processo de compra,
    é necessário descrever tudo sobre o consumidor do produto/serviço. 
    Em seguida, fazer um relato histórico do mercado, mostrando em que fase do ciclo de vida o produto/serviço se encontra. Com base nos 4 Ps, descrever cada um
    dos seus concorrentes, ou seja, uma descrição total dos produtos concorrentes, 
    de seus preços, de suas promoções e suas distribuições. Por último, 
    não se esqueça, é preciso descrever um posicionamento para seu produto, diferente dos concorrentes.
  • Marketing tático — agora sim vamos criar bastante. Novamente, utilizando os
    4 Ps, vamos preparar as ações táticas referentes ao seu produto. Importante: na seção anterior a tarefa era descrever os 4 Ps do mercado, agora, o objetivo é fazer os 4 Ps do seu produto!! É aqui que ficará registrada a maneira como a equipe de marketing atingirá seus objetivos.
  • Ação, implementação e controle — a ação corresponde a todas as atividades que deverão ser postas em práticas para que o plano entre em funcionamento, incluindo seu orçamento. Já a implementação e o controle, como possuem uma função importante, serão descritos nas seções seguintes.

Dicas De Plano De Marketing Para Cair Seu Queixo Com Resultados

plano de marketing

Related Post