Blog Estrategia10k Sem categoria Bolsonaro tem reprovação de 43% e aprovação de 33%, diz Datafolha

Bolsonaro tem reprovação de 43% e aprovação de 33%, diz Datafolha

Bolsonaro tem reprovação de 43% e aprovação de 33%, diz Datafolha

Instituto fez a pesquisa na segunda-feira (25) e na terça-feira (26). Reprovação de Bolsonaro aumentou.

bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (28) mostra os seguintes percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

  • Ótimo/bom: 33%
  • Regular: 22%
  • Ruim/péssimo: 43%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda-feira (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi feita em meio à crise da pandemia do novo coronavírus, poucos dias após a divulgação pelo Supremo Tribunal Federal de vídeo de reunião ministerial de 22 de abril. A gravação faz parte de inquérito que investiga suposta interferência do presidente da República na Polícia Federal.

A reprovação de 43% dos entrevistados é o valor mais baixo, segundo os levantamentos Datafolha feitos desde o início do mandato de Bolsonaro.

Na pesquisa anterior do Datafolha, feita em 27 de abril e divulgada no dia seguinte, os resultados foram, segundo a Folha:

  • Ótimo/bom: 33%
  • Regular: 26%
  • Ruim/péssimo: 38%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

O levantamento do Datafolha do início de abril, feito entre os dias 1º e 3, mostrava um cenário parecido com o último, mas a reprovação do presidente era maior:

  • Ótimo/bom: 33%
  • Regular: 25%
  • Ruim/péssimo: 39%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

A rejeição do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, onde o presidente afirma que queria interferir na Polícia Federal. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha, a rejeição chegou a 43%, número que era, anteriormente, de 38%. 

Os número são da nova pesquisa de avaliação presidencial promovida pelo Datafolha. A pesquisa mostra, ainda, que a aprovação do presidente não caiu e manteve-se em 33%, mas o número de pessoas que achavam o governo regular passou de 26% para 22%. 

Além disso, 37% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não se comporta adequadamente no cargo. Na última pesquisa, eram 28%. Com margem de erro de 2%, foram ouvidos 2069 adultos entre segunda (25) e terça-feira (26).

Já os que consideram o governo Bolsonaro ótimo e bom permaneceram, de acordo com o Datafolha, em 33%. O número praticamente repete a pesquisa Fórum. Para 32% dos entrevistados da revista, realizada em parceria com a Offerwise, o presidente Jair Bolsonaro faz um governo ótimo ou bom.

O Datafolha apontou ainda aqueles que acham o governo regular, que caíram de 26% para 22%. A Fórum ficou próxima também, com 24,9%.

O Datafolha ouviu 2.069 adultos, com margem de erro de dois pontos percentuais.

No mesmo segmento, contudo, é alta sua aprovação: 42%. A fatia daqueles no meio do caminho, que acham Bolsonaro regular, míngua para 8%. A estratificação mostra que os mais instruídos são os que mais rejeitam, no cômputo geral, o presidente. Entre os que têm curso superior, 56% desaprovam Bolsonaro, ante 36% daqueles que têm o ensino fundamental.  A capacidade do presidente de governar é questionada. Oscilou positivamente de 49% para 52% entre as duas pesquisas o número de quem acha que Bolsonaro não a possui mais. Acham que ele ainda a tem ficaram estáveis em 45%. A confluência multifatorial da crise levou o Datafolha a buscar medir impactos específicos da pandemia sobre o humor do eleitorado.

automação Instagram

ampliar meus negócios na crise

Related Post